Autor
Maria Rodrigues
Design • Jun 21, 2024
5
Design ao Longo da História e a Ascensão da Experiência do Utilizador Através da Tecnologia
É importante estar ciente das origens e da história do design. Como disciplina, o design foi criado no século XX com a fundação das suas primeiras escolas, sendo a Bauhaus uma das suas maiores progressistas na Alemanha. Devido ao seu papel em constante evolução, especialmente durante os conflitos do século XX, o design foi amplamente utilizado em engenharia, publicidade e comunicação. Por exemplo, na produção de uniformes militares, passou a ser interpretado como algo mais do que apenas estético, mas também funcional e útil.
Durante a Primeira Guerra Mundial, um exemplo memorável e intemporal do impacto do design nas questões sociais e políticas é o cartaz “I want you for U.S. Army”, usado para recrutar soldados na altura. O design gráfico e a ilustração tiveram um grande impacto na sociedade durante a Segunda Guerra Mundial, sendo novamente utilizados para criar cartazes e outros materiais que promoviam o patriotismo, "demonizavam" os inimigos, incentivavam o alistamento no exército e o apoio ao esforço de guerra.
Durante os conflitos na Rússia, também teve impacto na produção de uniformes militares, uma vez que estes foram desenhados para atender a requisitos de funcionalidade, durabilidade e resistência a condições climáticas severas. Embora os exemplos sejam sombrios, os mesmos demonstram como o design, ao longo da história, seguiu padrões semelhantes, servindo como uma ferramenta muito eficaz de comunicação e consciencialização.
Espero que, até agora, tenhas uma ligeira compreensão de como o design pode ser impactante e importante (embora não salve vidas, o mesmo pode criar consciencialização sobre diferentes questões sociais, políticas e económicas). Com isto, podes compreender como é frustrante quando ouvimos algo como “façam isso mais bonito”, como se fosse apenas um ponto de vista superficial.
O design não é apenas sobre estética, embora estas também sejam importantes e contribuam para a eficácia do design, deve ser funcional e transmitir uma mensagem. No setor, existem diversas especializações, como design de interiores, design de comunicação, design gráfico, design de experiência do utilizador (UX), design de interfaces (UI), design de produto, design de movimento, entre outros. Infelizmente, estas funções são frequentemente confundidas, sendo consideradas "a mesma coisa, se consegues fazer um, consegues fazer tudo", mas a realidade é que cada especialidade possui responsabilidades e competências distintas.
Embora não possa falar por todos os designers, o objetivo deste artigo é esclarecer o papel de um designer, independentemente da sua especialização. A partir da perspetiva única de um designer UX/UI, as responsabilidades principais de um User Experience Designer e de um User Interface Designer são delineadas.
Um User Experience Designer é responsável por compreender o produto e as necessidades, expectativas e frustrações dos produtos e utilizadores. O foco está em como os utilizadores interagem com o produto e como a sua experiência pode ser melhorada, garantindo a durabilidade do ciclo de vida do produto, alinhada com as limitações da equipa, urgência e preferências do cliente. Algumas das tarefas de um Designer UX incluem pesquisa de utilizadores (entrevistas, inquéritos, criação de personas, análise de comportamentos e pontos de dor), arquitetura da informação (sitemaps, fluxos de utilizador, jornadas do utilizador, wireframes de baixa fidelidade), testes de usabilidade e interação.
Um Designer de Interface do Utilizador (UI) é responsável por definir a aparência e a experiência visual da interface, respeitando as diretrizes da marca e criando normas de design para manter uma identidade visual coesa em todo o produto. As suas principais tarefas incluem a criação de layouts, seleção de paletas de cores, escolha de ícones e ilustrações adequados, design de elementos interativos, testes de usabilidade e organização de sistemas de design em colaboração com a equipa.
“O design não é apenas o que parece e o que se sente. O design é como funciona.” Steve Jobs.
Para finalizar este artigo, vale apena destacar o impacto de uma filosofia de design forte, exemplificada por Steve Jobs, o criador de uma das marcas mais reconhecidas e aclamadas do mundo. O sucesso da Apple e dos seus produtos reflete o compromisso com a experiência do utilizador, a simplicidade e a criação de produtos belos e funcionais. É por isso que o conhecimento e a visão de um designer são tão importantes nas decisões sobre como um produto vai funcionar e comportar-se.
Durante a Primeira Guerra Mundial, um exemplo memorável e intemporal do impacto do design nas questões sociais e políticas é o cartaz “I want you for U.S. Army”, usado para recrutar soldados na altura. O design gráfico e a ilustração tiveram um grande impacto na sociedade durante a Segunda Guerra Mundial, sendo novamente utilizados para criar cartazes e outros materiais que promoviam o patriotismo, "demonizavam" os inimigos, incentivavam o alistamento no exército e o apoio ao esforço de guerra.
Durante os conflitos na Rússia, também teve impacto na produção de uniformes militares, uma vez que estes foram desenhados para atender a requisitos de funcionalidade, durabilidade e resistência a condições climáticas severas. Embora os exemplos sejam sombrios, os mesmos demonstram como o design, ao longo da história, seguiu padrões semelhantes, servindo como uma ferramenta muito eficaz de comunicação e consciencialização.
Espero que, até agora, tenhas uma ligeira compreensão de como o design pode ser impactante e importante (embora não salve vidas, o mesmo pode criar consciencialização sobre diferentes questões sociais, políticas e económicas). Com isto, podes compreender como é frustrante quando ouvimos algo como “façam isso mais bonito”, como se fosse apenas um ponto de vista superficial.
O design não é apenas sobre estética, embora estas também sejam importantes e contribuam para a eficácia do design, deve ser funcional e transmitir uma mensagem. No setor, existem diversas especializações, como design de interiores, design de comunicação, design gráfico, design de experiência do utilizador (UX), design de interfaces (UI), design de produto, design de movimento, entre outros. Infelizmente, estas funções são frequentemente confundidas, sendo consideradas "a mesma coisa, se consegues fazer um, consegues fazer tudo", mas a realidade é que cada especialidade possui responsabilidades e competências distintas.
Embora não possa falar por todos os designers, o objetivo deste artigo é esclarecer o papel de um designer, independentemente da sua especialização. A partir da perspetiva única de um designer UX/UI, as responsabilidades principais de um User Experience Designer e de um User Interface Designer são delineadas.
Um User Experience Designer é responsável por compreender o produto e as necessidades, expectativas e frustrações dos produtos e utilizadores. O foco está em como os utilizadores interagem com o produto e como a sua experiência pode ser melhorada, garantindo a durabilidade do ciclo de vida do produto, alinhada com as limitações da equipa, urgência e preferências do cliente. Algumas das tarefas de um Designer UX incluem pesquisa de utilizadores (entrevistas, inquéritos, criação de personas, análise de comportamentos e pontos de dor), arquitetura da informação (sitemaps, fluxos de utilizador, jornadas do utilizador, wireframes de baixa fidelidade), testes de usabilidade e interação.
Um Designer de Interface do Utilizador (UI) é responsável por definir a aparência e a experiência visual da interface, respeitando as diretrizes da marca e criando normas de design para manter uma identidade visual coesa em todo o produto. As suas principais tarefas incluem a criação de layouts, seleção de paletas de cores, escolha de ícones e ilustrações adequados, design de elementos interativos, testes de usabilidade e organização de sistemas de design em colaboração com a equipa.
“O design não é apenas o que parece e o que se sente. O design é como funciona.” Steve Jobs.
Para finalizar este artigo, vale apena destacar o impacto de uma filosofia de design forte, exemplificada por Steve Jobs, o criador de uma das marcas mais reconhecidas e aclamadas do mundo. O sucesso da Apple e dos seus produtos reflete o compromisso com a experiência do utilizador, a simplicidade e a criação de produtos belos e funcionais. É por isso que o conhecimento e a visão de um designer são tão importantes nas decisões sobre como um produto vai funcionar e comportar-se.